metro

(redirected from Metrô)
Also found in: Dictionary, Thesaurus, Medical, Encyclopedia.

metro

An underground railway transit system typically serving metropolitan cities. A term more common in Europe, due to the prevalence of such railway systems there. The only place I could afford in Paris was nowhere near the metro, so it takes a long time to commute into work.

metros

(ˈmɛtroz)
n. the police; the metropolitan police. (Not used in all metropolitan areas.) The metros took ten minutes to get to the scene of the crime, and the entire city is enraged.
See also: metro
References in periodicals archive ?
Um exemplo seria o transporte por ônibus no Rio de Janeiro (CAIAFA, 2002) ou, ainda, o metrô de Londres, em que pode ser preciso mostrar o bilhete utilizado na saída.
Entro no metrô e logo descubro que se quer de toda forma aproveitar minha presença ah, fazê-la render.
Fazer consumir, colocar para render é investir num direcionamento que não interessa aqueles que compram um bilhete para viajar de metrô.
Conclamar ao consumo através de mensagens elogiosas a seu próprio produto -- engrandecendo a empresa e visando garantir a compra de deslocamento -- não é a única maneira de exercer esse controle num metrô e especificamente no metrô do Rio de Janeiro.
Todos esses anúncios formam uma ambiência no contexto do metrô. Inclusive, não é meu objetivo aqui opor-me aos anúncios de uma vez por todas.
Por outro lado -- e para vermos também que as coisas têm múltiplas facetas -- observamos que, mesmo no contexto da venda indiscriminada de espaço publicitário que observamos no metrô do Rio de Janeiro, tem sido possível realizar experiências interessantes.
No metrô, o consumo se apresenta antes de tudo como uma forma de controle no contexto da degradação do usuário em cliente.
Insere-se na pesquisa "Rumores do underground", sobre os processos comunicativos no metrô do Rio de Janeiro, apoiada pelo CNPq.