Franca

(redirected from França)
Also found in: Dictionary, Wikipedia.

lingua franca

Any language used to bridge the gap between people who do not speak the same language. English is the lingua franca in many foreign tourist destinations.
See also: Franca, lingua

a ˌlingua ˈfranca

(from Italian) a shared language that is used for communication by people whose main languages are different: In the middle of the 20th century, English became the lingua franca of the world.The majority of our group being South American, we used Spanish as a lingua franca.
See also: Franca, lingua
References in periodicals archive ?
O livro, uma enquête sobre nos "novos reacionários" na França, foi publicado em 2002 pelo historiador e jornalista Daniel Lindenberg, Os artigos de Schwartz e Teboul evidenciam a maneira como a polêmica em torno do livro é conduzida e neutralizada pelo modus operandi dos meios de comunicação.
Nesse ponto, existe uma relação entre as trajetórias individuais desses intelectuais da mídia e as transformações na estrutura do espaço público e do campo de produção cultural na França.
Fonte: Autores, baseados em UNCTAD/GATT (1983); INFANTE (1984); MINERVINI (1997); OLIVEIRA (1999); SILVA (1999); NOONAN (1999); FRANÇA (1999); PALIWODA; THOMAS (2001); ABRAVEST (2001); APEX (2003); UNIDO (2003).
A república que surgiu da derrota da Comuna de Paris parecia ter consolidado o poder burguês por muitas gerações e afastado a França do furacão revolucionário.
Aliás, como lembra Robert Miola, as variantes editoriais dessa peça que circularam na França e na Inglaterra durante o século XVIII foram completamente reconfiguradas em seu estilo e caracterização de personagens, de modo a eliminar os elementos cômicos nas relações cênicas entre Iago e Otelo, pois feririam as regras de gosto hegemônicas na época.
Também nesse caso é apropriada a indicação de obras como as de Mary e Eliardo França, porque as narrativas são divertidas, conduzindo a atenção do leitor até o final.
Contém três contos: "Ao simulacro da imagerie", inédito, "Bem longe de Marienbad", publicado na França e, até então, inédito no Brasil, e "London, London ou Ájax, Brush and Rubbish", publicado no livro Pedras de Calcutá (1977) (5).
Durante seu desenvolvimento, a Inglaterra superou concorrentes como França, Espanha e Holanda, aperfeiçoando a navegação, tornando-se "rainha dos mares" e monopolizando, desse modo, o comércio externo.
A América Latina recebeu influência tanto da França quanto dos Estados Unidos em matéria de teorias educacionais.
A via que ele propõe não é a da filosofia, a seus olhos realizada na técnica, é a pressentida por Nietzsche, talvez por Bergson, prolongada na Alemanha pelo culto filosófico dos poetas, na França pelo fetichismo da literatura (Blanchot, Derrida, Deleuze também .
O bom senso percebia que de um lado havia uma imbecil e do outro um senhor inteligente que poderia dirigir a França.
Revisando, por exemplo, as fontes de referência taxionomicamente legitimadas cm países como a França e os Estados Unidos da América, verificamos que se trata de categoria ausente.
Outro exemplo, que já estudamos em nossa tese de doutorado, foi a criação do Minitel na França - produto da telemática francesa, similar a um micro computador (composto de monitor, teclado e modem, possibilitando, portanto, diálogos à distância em tempo real ou envio de fax), com uni número menor de funções para a elaboração dos textos escritos ou envio de imagens.
Para dar uma idéia das disparidades do tempo democrático e do papel da história, eu gostaria de apresen-tar alguns elementos de uma pesquisa feita em 1980 sobre os diferentes tempos em um lugarejo dos Alpes Marítimos, situado acima de Nice: Carros, bem conhecido na França por seus belos morangos (6).
A confusão atual na França entre mídia de informação e a mídia institucional, geradas e financiadas pelas coletividades locais, com vistas a celebrar suas ações e suas escolhas, e, para além disso, aqueles que as dirigem instauram um desconforto nesta "separação dos poderes" entre mundo político e mundo da imprensa.